#168 Pedro Correia - Exercício físico, longevidade e como medir a nossa condição física

Click on a part of the transcription, to jump to its video, and get an anchor to it in the address bar

José Maria Pimentel
A pessoa mesmo com idades mais avançadas, 60, 70 anos, ela é capaz de conseguir reorganizar ali o cérebro para poder aprender coisas novas.
Pedro Correia
Eu acho que nós temos pouca literacia física, se calhar nesse sentido. São subtítulos que a pessoa faz para criticar os outros, Mas neste caso eu estou a falar bem próprio. E quando me perguntou o que
José Maria Pimentel
é mais importante, disse-me as duas coisas são importantes. Tens que incluir as duas coisas no
Pedro Correia
teu programa de exercício. Tens que ter mais súbito, mais longevidade.
José Maria Pimentel
Tens que incluir as duas coisas. E hoje sabemos que o nosso cérebro é altamente
Pedro Correia
plástico. Deixa-me Terminar com uma pergunta muito prática. Muitas vezes não consigo dormir o que devia. Tenho muitas vezes a dúvida no momento de ir treinar, eu estou cansado. Se eu já estou cansado e vou treinar, ainda vou piorar o meu cansaço. Como é que se responde a isso? Uma resposta é dormir mais, eu sei. Não, não, vou te responder assim. Informa. Olá, o meu nome é José Maria Pimentel, bem-vindos ao 45°. Muito obrigado aos novos mecenas do podcast, ao Rui Rodrigues, à Ana Antunes e ao Miguel Jacinto. Obrigado pelo vosso apoio e a quem não apoia ainda, já sabem que podem apoiar a continuidade e o crescimento deste projeto, agora em vídeo, no site 45grauspodcast.com ou diretamente através do Patreon. O tema do episódio de hoje é que eu já queria trazer ao podcast há muito, muito, muito tempo. É a relação entre o exercício físico e a saúde. Ou mais concretamente, o que é que podemos fazer para aumentar a nossa condição física de maneira a melhorar a nossa saúde, a nossa performance e a nossa longevidade. É mais ou menos, hoje em dia, lugar comum dizer que o exercício faz bem à saúde. Mas como vão ver, há muito que dizer sobre o como, como é que o exercício faz bem à saúde, sobre o impacto que têm os diferentes tipos de exercício e sobre a maneira como podemos medir e monitorizar a nossa condição física. Como queria abordar esta questão, Como criar burla?